Amams pede municípios para definir microbacias em projeto de um milhão de barraginhas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Amams pede municípios para definir microbacias em projeto de um milhão de barraginhas

GIRLENO ALENCAR

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene cobrou ontem (14), dos municípios do Norte de Minas a indicação das microbacias que serão atendidas pelo projeto ‘Um milhão de barraginhas’, criado pela entidade e que será executado com o Ministério do Desenvolvimento Regional e a Codevasf. A live foi coordenada pelo presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho’, prefeito de Padre Carvalho, quando o engenheiro ambiental Reinivaldo Pereira Martins, do Departamento de Engenharia da Amams apresentou o projeto. José Bispo explicou que a Codevasf solicitou à Amams a indicação dos locais onde serão construídas essas barraginhas.

No dia 24 de setembro de 2021, a Amams aproveitou a realização do II Irmanar, em Montes Claros, realizado pelo Grande Oriente do Brasil, uma das obediências maçônicas do Brasil, e pediu ao grão-mestre geral do Brasil, Mucio Bonifácio e apresentou a proposta de um milhão de barraginhas, a ser executado em 10 anos, numa média de 100 mil barraginhas por ano. A Amams pediu a Maçonaria que usasse o acesso com o vice-presidente general Hamilton Mourão para conseguir os recursos deste projeto. No final de novembro, a Amams recebeu a correspondência da Codevasf pedindo os locais onde devem ser construídas essas barraginhas. No dia 6 de dezembro, a Amams apresentou a iniciativa aos prefeitos.

O presidente José Nilson, o Nilsinho, lembrou que esse é um dos maiores projetos do Norte de Minas, pelo seu alcance e por recuperar o lençol freático dos rios do Norte de Minas. Ele lembra que a região está sendo castigado por enchentes e se tivessem essas barraginhas, essas águas seriam retidas e ajudaria a região no período da seca. O engenheiro Reinivaldo Pereira Martins mostrou na live que a Prefeitura deve encaminhar a coordenada geográfica de onde será construída a barraginha, sempre a jusante e que elas deverão ser de 20 metros de diâmetro por dois metros de profundidade. Reinivaldo pediu ainda que cada município indicasse a quantidade de barraginhas desejada.