Estado investiga surto de Covid-19 em Botumirim - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Estado investiga surto de Covid-19 em Botumirim

GIRLENO ALENCAR

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros já enviou à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, cinco amostras de exames RT-PCR de pacientes acometidos por Covid-19, no município de Botumirim. As amostras estão sendo analisadas em laboratório e, a pedido da SRS, está sendo realizado sequenciamento genético para verificar se o surto constatado no município é ou não decorrente de nova variante de coronavírus. A coordenadora de vigilância em saúde, Agna Soares da Silva Menezes explica que a ocorrência de surto de Covid-19 em Botumirim, envolvendo 40 pessoas, já foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS), com base em dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. A informação é de que o surto foi originado numa festa realizada no município. A Superintendência Regional de Saúde também reforçou com o município a necessidade de monitoramento e isolamento das pessoas acometidas por Covid-19 e seus contatos, visando a contenção do surto.

A Secretaria de Saúde de Botumirim informou à Superintendência Regional de Saúde que toda a população acima de 18 anos de idade já foi vacinada contra a Covid-19. Dados do vacinômetro mantido pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) aponta que até esta quinta-feira a aplicação da primeira dose de vacina contra a Covid-19 já alcançou 3.817 pessoas residentes no município. Isso representa cobertura vacinal de 69,40% da população. Outras 2.160 pessoas (39,27%) já concluíram o esquema vacinal contra a Covid-19, com aplicação da segunda dose de vacina (AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer) ou com a dose única da Janssen.

Agna Menezes reforça que apesar do avanço da vacinação contra a Covid-19 os municípios precisam manter as ações de orientação da população quanto à necessidade de manterem a higiene e o isolamento social, a fim de evitar a ocorrência de surtos da doença. “Somente quando a grande maioria da população tiver tomado as duas doses de vacinas contra a Covid-19 é que a situação estará sob controle. Até lá, é de fundamental importância que os cuidados sejam mantidos”, alerta a coordenadora de vigilância em saúde.