Estado apresenta balanço positivo do Transforma Minas
O governador Romeu Zema e a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto, se reuniram, na segunda-feira (25), com coordenadores e parceiros do Transforma Minas para uma apresentação do balanço dos resultados alcançados pelo programa até agora. Cerca de 220 processos seletivos já foram realizados desde o lançamento, em 2019, e 208 lideranças foram nomeadas para cargos estratégicos no Estado.
Na ocasião, Zema destacou a importância de profissionalizar a gestão pública. “No passado, geralmente muitos cargos eram preenchidos por indicações políticas e, com o Transforma Minas, onde há todo um processo seletivo, nós estamos colocando profissionais nestas posições. Fico muito satisfeito por que a maioria destas vagas são preenchidas por funcionários de carreira do Estado, isto valoriza o funcionário que passa a ocupar cargos mais relevantes. O que o nosso governo quer é resolver o problema do cidadão e prestar um serviço adequado”, afirmou.
Aumento cavalar pressiona o Senado a votar proposta que reduz preço da gasolina
Após a Petrobras anunciar mais um aumento cavalar no preço dos combustíveis, aumenta a pressão para que o presidente “roda presa” do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), paute a votação do projeto que reduz esse custo para o consumidor.
O projeto já foi aprovado em 14 de outubro, na Câmara, por 392×71 votos, mas desde então Pacheco vem “segurando” sua tramitação no Senado. A proposta aprovada pelos deputados federais estabelece valor fixo para o ICMS e determina que os aumentos serão calculados com base na média dos reajustes dos últimos dois anos.
PEC dos Precatórios na pauta da Câmara
Os deputados federais poderão analisar nesta semana a PEC dos Precatórios. A matéria chega ao plenário da Câmara na forma de substitutivo do relator, deputado Hugo Motta Republicanos-PB, à versão do Poder Executivo. O substitutivo limita o pagamento de precatórios, prevê descontos e reajusta os saldos remanescentes pela taxa Selic. Muda, ainda, o cálculo do teto de gastos públicos. Com isso, a ideia é criar folga orçamentária até 2022 para auxílio de R$ 400 mensais a 17 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade. Para deputados que fazem oposição ao governo, o texto tem motivação eleitoral e significa um calote em dívidas reconhecidas pela Justiça e desvio de recursos cuja alocação preferencial seria a educação
Investir para evitar o avanço do aquecimento global
Na live promovida do Conexão Empresarial Diálogos intersetoriais para combate às mudanças climáticas, a representante da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, também conhecida como COP26, Bruna Cerqueira (foto), assessora Especial de Clima e Meio Ambiente do Governo Britânico, falou que estamos a uma semana da COP26, onde os líderes mundiais vão debater o avanço do acordo de Paris, quando houve o acordo entre os líderes mundiais. Ela lembra que em Paris, ficou definido que de cinco em cinco anos, os signatários do documento analisariam o progresso das medidas. A primeira análise deveria ocorrer em 2020, mas devido à pandemia de Covid-19, ela irá acontecer neste ano. Entre as questões em discussão estão como reduzir as emissões de CO2 e gases poluentes e a contribuição dos países, com compromissos mais ambiciosos, para não permitir que a temperatura avance mais de 1,5º. Há, segundo ela, um trabalho muito forte com estados e municípios, para se chegar a emissão zero de CO2. Já são 200 municípios envolvidos nessa agenda, inclusive, cidades mineiras. Bruna Cerqueira observa que várias partes do território brasileiro têm vulnerabilidades,
Livro de Moro chega às livrarias em dezembro
O ex-juiz Sergio Moro começa a viajar por algumas capitais brasileiras para divulgar o seu livro “Contra o sistema de corrupção” (Sextante/Primeira Pessoa), que chega às livrarias em dezembro. A ideia é a de se fazer um lançamento em grande estilo, com uma série de palestras. As primeiras cidades visitadas por Sergio Moro são Curitiba, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. No livro, Moro revela histórias inéditas da Lava-Jato, e os motivos que o levaram a aceitar o convite para ser ministro de Jair Bolsonaro, fala de sua saída do governo e dos recentes recuos institucionais no combate à corrupção. Em novembro, Moro vai se filiar ao Podemos e assumirá sua candidatura a presidente. A sua mulher, Rosângela, também assinará a ficha do partido.
Investindo na sustentabilidade
Aldo Souza diretor Técnico, de Projetos e Sustentabilidade da Anglo American no Brasil, disse, durante a sua participação no Conexão Empresarial “Diálogos intersetoriais para combate às mudanças climáticas”, que entende que o plano de mineração sustentável anda junto com o desenvolvimento e o planejamento, no que diz respeito a sustentabilidade. Dentro do plano de mineração sustentável, a Anglo American trabalha, segundo ele, para ter um ambiente saudável, ter comunidades prósperas e ser um líder coorporativo, para participar do debate de forma relevante. A empresa também trabalha com ações para ter um saldo positivo e, também, assumiu a meta de ter emissão zero até 2050. Em Minas Gerais a Anglo American está trabalhando em uma planta de energia solar e em parceria com a Casa dos Ventos e AES para alimentar a rede de energia elétrica. A partir do ano que vem, toda a energia consumida pela Anglo American deve ser de energia sustentável.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)