A Prefeitura de Montes Claros está realizando um processo de licitação para a compra de 81 aparelhos do tipo desfibrilador automático externo (DEA) para atender a demanda da Secretaria Municipal de Saúde. Esse equipamento pode fazer a diferença em um atendimento de urgência, uma vez que é fundamental em casos de ressuscitação cardiopulmonar. O DEA é o equipamento adequado para uso em ambientes não hospitalares, por sua facilidade de uso, possibilitando o manuseio por leigo rapidamente treinado. Além disso, com a extensão dos setores da Atenção Primária à Saúde e o elevado número de pacientes e pessoas que por eles transitam diariamente, faz-se necessária a aquisição dos aparelhos, que ainda possibilitam a leitura de eletrocardiograma (ECG).
Junto ao fornecimento dos equipamentos, as empresas vencedoras da licitação ainda deverão oferecer curso de atendimento de parada cardiorrespiratória com uso de DEA com carga horária de, pelo menos, 90 minutos para, no mínimo, 100 servidores do Município. O processo de licitação nº 559/2021 prevê cota de 25% para empreendedores individuais, pequenas e micro empresas. A sessão pública do processo se dará no dia 8 de outubro. De acordo com o edital do processo, os equipamentos a serem adquiridos devem seguir as especificações técnicas mínimas estabelecidas pelo Sistema de Informação e Gerenciamento de Equipamentos e Materiais. (Ascom PMMC)
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