Barragem de Juramento registra baixa no volume armazenado - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Barragem de Juramento registra baixa no volume armazenado

GIRLENO ALENCAR

A Barragem do rio Juramento encontra-se com 28,49% do volume total armazenado, conforme dados divulgados pela Copasa, com base em dados de segunda-feira, dia 13 de setembro, em situação que preocupa, pois o período da seca começa a se acentuar agora. Porém os indicadores são mais otimistas do que os de 2017, quando ela atingiu seu nível mais crítico, com apenas 18,5% da capacidade total e levou a empresa a fixar o racionamento de água, em 48 horas.

A empresa informa que “a gestão dos mananciais que abastece a cidade de Montes Claros teve na barragem do rio Juramento a participação percentual equivalente a 70% do volume total distribuído para o município. No mês de setembro, os demais sistemas produtores (Morrinhos, Pacuí, Verde Grande e poços artesianos) foram responsáveis pelos 30% restantes”.

Para incentivar a conservação e o uso racional da água pela população, a Companhia recomenda a prática de ações simples, tais como fechar a torneira durante a escovação dos dentes, lavagem de vasilhas e das mãos; tomar banhos curtos; fechar o chuveiro sempre que possível; não utilizar a mangueira para limpeza de calçadas, veículos ou para regar as plantas; utilizar a descarga com consciência.

A empresa continua executando as obras para trazer água do rio São Francisco, em Ibiá, para abastecer Montes Claros, 40% das obras já foram realizadas. Essa adutora será conectada ao Sistema Pacui e aliviará a situação de Montes Claros por mais 20 anos.