Ministro inaugura linha de transmissão em Janaúba - Rede Gazeta de Comunicação
Ministro inaugura linha de transmissão em Janaúba

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque inaugurou no sábado (11), em Janaúba, o empreendimento Janaúba Transmissora de Energia Elétrica S.A. “Janaúba”, 100% controlado pela Taesa, e que contribui para o escoamento de energia renovável no Sistema Interligado Nacional (SIN). A notícia foi divulgada pelo GAZETA na edição de sábado. O presidente Jair Bolsonaro tinha programado inaugura o empreendimento, mas por impasse em Brasília optou por suspendeu a agenda. O empreendimento foi entregue com quase seis meses de antecipação do prazo limite exigido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O ministro Bento Albuquerque destacou que a entrada em operação da Janaúba Transmissora de Energia Elétrica S.A. possibilita a segurança do sistema de abastecimento, considerando que o Brasil enfrenta a pior crise de 90 anos em reservatórios de hidrelétricas. O prefeito José Aparecido Mendes ressalta a importância técnica, social e econômica desse empreendimento para Janaúba com importante contribuição na geração e transporte de energia para o país. O investimento foi de quase R$ 1 bilhão.

O prefeito de Janaúba explica que o empreendimento Janaúba Transmissora de Energia Elétrica, controlado pela Taesa, tem oportunizado em torno de 1.000 de 800 empregos diretos, em média, por mês colaborando, inclusive, com o fortalecimento da economia local e regional. O diretor de Implantação da Taesa, Luís Alessandro Alves, informou que o empreendimento inaugurado, tem capacidade para transportar 1.600 megawatts (MW) de potência, energia suficiente para atender ao consumo de cinco milhões de pessoas. Além disso, segundo Alves, ajudará a escoar a carga de energia do Nordeste para trazê-la ao submercado Sudeste/Centro-Oeste, principal centro de carga do país. 

Na implantação do empreendimento Janaúba Transmissora de Energia Elétrica S.A. foram utilizados mais de 30 mil metros cúbicos de concreto, mais de 12.000 toneladas de estrutura, mais de 12.500 toneladas de cabos condutores, além de terem sido realizadas 26 travessias em todo o seu trajeto. Localizado entre os estados de Minas Gerais e Bahia, o empreendimento possui 542 km de extensão, compreendendo as linhas de transmissão LT 500 kV Bom Jesus da Lapa II – Janaúba 3 (304 km de Circuito Simples) e LT 500 kV Janaúba 3 – Pirapora 2 (238 km de Circuito Simples) e três subestações de 500 kV (Bom Jesus da Lapa II, Janaúba 3 e Pirapora 2). (OLIVEIRA JÚNIOR – Colaborador).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: