Codanorte capacita para estudo gravimétrico dos lixões - Rede Gazeta de Comunicação
Codanorte capacita para estudo gravimétrico dos lixões

GIRLENO ALENCAR

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) capacitou os técnicos dos municípios de Mirabela, Olhos-d’ Água e São João da Lagoa para realizarem o estudo gravimétrico dos lixões, que será inserido no Diagnóstico do Plano Integrado de Resíduos Sólidos (PIGIRS). As oficinas foram realizadas nos municípios e estiveram presente os técnicos municipais dos demais municípios consorciados, equipe Técnica do Codanorte e a diretoria da Agência Reguladora de Saneamento do Norte de Minas (ARSAN).

A coordenadora-geral do PIGIRS, Suelen Ferreira, agradeceu a participação dos técnicos municipais, ressaltou sobre a importância da participação de todos os envolvidos no processo, as capacitações técnicas compõem uma das etapas para a elaboração do PIGIRS.

A diretora da agência, Aléxia Malveira, enfatizou que através da realização dos estudos gravimétricos os municípios conseguirão identificar e caracterizar os resíduos sólidos gerados em suas localidades, seja na zona urbana e rural, através desses resultados a gestão municipal conseguirá aprimorar as logísticas referentes aos resíduos vigentes em seus municípios.

A coordenadora técnica do PIGIRS, Patrícia Mendes, explicou que a experiência prática é um elemento fundamental, para que toda teoria relacionada a elaboração do PIGIRS fosse de fato constatada em prática pelos técnicos municipais. Nos municípios onde foram realizadas o Estudo Gravimétrico as áreas selecionadas para a coleta dos resíduos procurou representar as regiões residenciais e comerciais pertencentes ao município. As coletas ocorreram pelos veículos coletores pertencentes a cada município. Utilizou-se o método do quarteamento, que tem como objetivo a obtenção de uma amostra representativa.

O quarteamento é o processo de divisão em quatro partes iguais de uma amostra pré-homogeneizada, sendo tomadas duas partes opostas entre si para construir uma nova amostra e descartadas as partes restantes, tendo assim a amostra a ser analisada. Logo após o quarteamento foi realizada a triagem dos resíduos que foram identificados e separados por tipologia: papel/papelão, plástico, vidros, metais, matéria orgânica e outros; e pesados separadamente, obtendo assim a representatividade de cada tipo de resíduo. O Codanorte está elaborando o PIGIRS, se mantém a disposição para auxiliar de forma técnica os municípios consorciados em todas as etapas do PIGIRS.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: