Arquidiocese de Montes Claros encerra a ‘IV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral’ - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Arquidiocese de Montes Claros encerra a ‘IV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral’

GIRLENO ALENCAR

Foi encerrada, no último sábado (4), a IV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral (IV AAP), na Casa de Pastoral, que teve como tema “Comunidades Eclesiais Missionárias a Serviço do Evangelho da Vida” e o lema “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles” (Mt 18,20), momento do qual a Arquidiocese de Montes Claros elabora e define as suas diretrizes pastorais em sintonia com a Igreja do Brasil, na escolha das prioridades pastorais para os próximos anos.

As assembleias gerais aconteceram durante os sábados do mês de agosto e os participantes foram convocados segundo datas e representações específicas. A última reunião no sábado foi composta pelo arcebispo metropolitano de Montes Claros, Dom João Justino de Medeiros Silva, a Comissão Organizadora da IV AAP e do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CONARPA). Conselho que representa todas as dimensões arquidiocesana, reunindo vigários, vigários forâneos, conselheiros forâneos, coordenadores dos secretariados, coordenadores e representantes de conselhos.

Sua principal missão é receber as Diretrizes Evangelizadoras emanadas da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e zelar por sua aplicação em todo território arquidiocesano.  Para Dom João Justino, “a expectativa é de que o conselho traga ainda mais elementos que possam ser amadurecidos, discernidos e portando mobilizar nossas forças para evangelizar”. Ainda para esse momento, são convidados para contribuir, o Arcebispo Emérito de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, e o Bispo Diocesano de Janaúba, Dom Roberto José da Silva.

Desde o lançamento da assembleia, a coordenação realizou trabalhos em sintonia com as Diretrizes Gerais da Igreja do Brasil. Destacando a dimensão cristológica do tema: “a Serviço do Evangelho da Vida”, a dimensão eclesial-missionaria: “comunidades eclesiais missionárias” e a dimensão profética e sócio-transformadora: “a serviço do Evangelho da Vida”. E como pano de fundo os pilares da ação evangelizadora: a Palavra, Pão, Caridade e Missão.

O documento final criado a partir dos relatórios enviados pelas comunidades, paróquias e foranias, revistos e discutidos nas assembleias gerais, finda nas “diretrizes da ação evangelizadora da Igreja de Montes Claros: por Comunidades Eclesiais Missionárias a serviço do Evangelho da Vida”. Com objetivo geral de “EVANGELIZAR no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”. 

A IV AAP foi aberta oficialmente na noite de 10 de dezembro de 2019

A IV AAP foi aberta oficialmente na noite de 10 de dezembro de 2019, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, onde Dom João Justino de Medeiros Silva presidia missa solene por ocasião dos 109 anos de criação da Diocese de Montes Claros, com objetivo de buscar os caminhos para melhor atender a evangelização na Arquidiocese de Montes Claros. O guia completo das atividades propostas para a realização da IV AAP fora entregue à comunidade, no dia 8 de fevereiro de 2020, quando se deu a abertura do Ano Arquidiocesano de Pastoral 2020. Os trabalhos pastorais propostos deveriam culminar na Assembleia Geral prevista para agosto de 2020. Entretanto, diante da nova realidade e desafios surgidos com a pandemia do CODIV-19, ela se adapta e estende sua programação para o ano de 2021.

Em reunião com comissão organizadora da IV AAP no dia 27 de junho de 2020, Dom João, chamou os presentes para refletirem sobre o que havia sido proposto de ações para a Assembleia, o que foi e não foi possível ser realizado e as possibilidades a partir de daquela realidade incerta por causa da pandemia. Os participantes perceberam que as atividades foram paralisadas e que era momento, mesmo com as restrições por conta da pandemia, de retomar o espírito da IV AAP. Ficou claro que, as propostas que precisam de momentos de reunião físicas, como as assembleias comunitárias e paroquias, não seriam possíveis naquele momento, assim foram propostas reuniões online; lives temáticas e as pesquisas.

Ao celebrar os 110 anos de criação da Diocese no dia 10 de dezembro de 2020, o arcebispo também marcou o início de nova estrutura de governo da Igreja Particular, novas nomeações, criação de dois Vicariatos Episcopais: o Vicariato para a Ação Pastoral e o Vicariato para a Ação Social, criação de novas paróquias e reorganização das comunidades. A Abertura do Ano Pastoral 2021 em encontros por foranias, todas no dia 20 de fevereiro. Maio, junho e julho foram os meses das assembleias realizadas nas paroquias e comunidades que enviaram seus relatórios. Agosto, as assembleias gerais. Os participantes foram convocados segundo datas e representações específicas. A Assembleia Final no dia 04 de setembro com o Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CONARPA) para aprovação no texto final das Diretrizes Evangelizadoras da Arquidiocese de Montes Claros.