Aprovado Projeto de Lei de Carlos Pimenta que assegura direito às pessoas com doenças crônicas - Rede Gazeta de Comunicação
Aprovado Projeto de Lei de Carlos Pimenta que assegura direito às pessoas com doenças crônicas

Foi aprovado na manhã de ontem (18), na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 1.289/2019, de autoria do deputado Carlos Pimenta, que cria o a Programa Estadual de Cuidados Paliativos no âmbito da saúde pública do Estado de Minas Gerais.

De acordo com o parlamentar, “é um Projeto de muita importância, essencial, que vem de encontro às pessoas que precisam ser amparadas pelo Estado, principalmente, nos momentos mais difíceis de suas vidas”.

Carlos Pimenta observa o cuidado e que teve ao pesquisar sobre a existência de projetos dessa natureza em outros estados (existe em Santa Catarina, São Paulo e Paraná), sobre os atendimentos que esses estados dão aos seus doentes terminais e ficou impressionado. “São números altamente positivos e com os resultados bem significativos”, conclui.

O Projeto de Lei tem por objeto regular e proteger o exercício do direito das pessoas quanto à informação e à tomada de decisão durante o processo de enfermidade terminal, de modo prévio ou simultâneo a ela, com garantias que os serviços de saúde públicos e privados estão obrigados a oferecer nesse processo.

De acordo com o texto do Projeto de Lei, os cuidados paliativos garantem uma filosofia de cuidados para as pessoas que enfrentam sofrimentos com o avanço e o agravamento de suas doenças crônicas, comumente abandonadas no modelo assistencial preponderante em nosso país.

Consideram-se Cuidados Paliativos (CPs) os cuidados que podem e devem ser oferecidos o mais cedo possível no curso de qualquer doença crônica potencialmente fatal, com o objetivo de garantir uma abordagem que melhore a qualidade de vida de pacientes e de suas famílias, na presença de problemas associados a doenças que ameaçam a vida, mediante prevenção e alívio e sofrimento, pela detecção precoce e tratamento de dor ou outros problemas físicos, psicológicos e sociais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: