IEPHA irá analisar tombamento das Festas de Agosto - Rede Gazeta de Comunicação
IEPHA irá analisar tombamento das Festas de Agosto

GIRLENO ALENCAR

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG) irá analisar o projeto que tomba as Festas de Agosto como Patrimônio Cultural Imaterial de Montes Claros. A vinda do presidente do IEPHA, Felipe Cardoso Vale Pires, foi anunciada pelo secretário municipal de Cultura, João Rodrigues. Ele explica que desde o final de 2020 foi iniciado o estudo para esse tombamento, com a realização do dossiê que exigiu um amplo estudo. Rodrigues alega que a iniciativa de fazer esse tombamento foi de Júnia Rebelo, diretora de Projetos e Eventos da Secretaria de Cultura de Montes Claros e desde então uma equipe passou a colher os depoimentos dos principais lideres dos catopés, marujos e cablocinhos, além de levantamento histórico desse evento.

O secretário João Rodrigues ficou surpreso com a divulgação pela Câmara Municipal do pedido para tombar as Festas de Agosto, mais antiga manifestação cultural e religiosa do Norte de Minas, como Patrimônio Cultural Imaterial de Montes Claros, pois afirma que o assunto foi explicado à Câmara Municipal. Os vereadores solicitaram ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Município de Montes Claros (Comphac,) para que seja realizado o estudo de viabilidade técnica para indicação ao Executivo Municipal do tombamento.  

Os vereadores de Montes Claros aprovaram na manhã de ontem (17), uma lei que concede a Placa de Prata Alferes José Lopes de Carvalho a João Pimenta dos Santos (Mestre Zanza), que começou na tradição dos Catopés ainda criança, aos 4 anos. Aos 12, já era considerado como chefe dos Catopés, recebendo do seu avô e pai a herança do folclore de Montes Claros. Mestre Zanza continua sendo um dos grandes responsáveis por manter viva a história das tradicionais Festas de Agosto de Montes Claros, que acontecem há 178 anos no município.

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Montes Claros de ontem (17), foram votados três projetos de resolução do legislativo. Dois foram aprovados e um teve pedido de vistas por três dias. Um dos projetos aprovados é de iniciativa do presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), que concede a Placa de Prata Alferes José Lopes de Carvalho a João Pimenta dos Santos (Mestre Zanza). Outro projeto aprovado foi o que concede a Medalha de Mérito Ecológico José Gonçalves Ulhôa ao vereador licenciado, Sóter Magno Carmo, ambientalista e secretário de Meio Ambiente, traduzindo o reconhecimento desta Casa Legislativa, pelos relevantes serviços prestados a sociedade montes-clarense, na preservação da natureza e em defesa do meio ambiente e do equilíbrio ecológico. A iniciativa foi do vereador Edmilson Bispo (PSD).

Já o projeto da Mesa Diretora que regulamenta as regras para registro do controle eletrônico de frequência dos servidores públicos desta casa, teve pedido de vistas de três dias pelo vereador Aldair Fagundes (PSD).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: