Montes Claros retorna aulas e sindicato determina greve sanitária - Rede Gazeta de Comunicação
Montes Claros retorna aulas e sindicato determina greve sanitária

As aulas serão retomadas hoje nas escolas municipais de Montes Claros, devendo mobilizar 33 mil estudantes, depois de basicamente 17 meses de paralisação por causa da covid-19. A grande expectativa é saber se os pais mandarão os filhos, pois o núcleo regional do sindicato único dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (SIND-UTE/MG) deliberou pela realização de greve sanitária por tempo indeterminado a partir de hoje. O coordenador Geraldo Costa salienta que não existe segurança para os professores, alunos e outros trabalhadores, além de não realizar nenhuma mudança na estrutura das escolas.

A prefeitura de Montes Claros rebate e afirma que já está preparada para a volta às aulas com uma série de medidas adotadas para garantir o cumprimento dos protocolos de prevenção à covid-19. Durante o mês de julho, os profissionais da educação participaram de um congresso online com orientações sobre a volta às aulas. Além disso, cantineiras e serventes também passaram por treinamento para preparar a merenda e servir de acordo com os protocolos sanitários necessários. É importante destacar ainda que, para a segurança dos profissionais da educação, todas as escolas já receberam máscaras, álcool em gel e demais equipamentos de proteção adequados. Além disso, todas as escolas foram demarcadas para receber os alunos de acordo com as determinações dos decretos municipais.

Vale destacar ainda que as turmas dos níveis infantil e fundamental terão somente 50% da sua capacidade, em um sistema de revezamento. Diversas vídeo-aulas já foram gravadas para que os alunos possam acompanhar o conteúdo quando estiverem em casa. O revezamento entre as turmas será semanal, de acordo com o planejamento de cada unidade escolar. Para garantir o transporte seguro, os transportadores urbanos e rurais passaram por treinamento específico. Assim, todos tiveram que adequar os veículos para garantir o espaçamento adequado.

Além das medidas de segurança, é importante destacar que todos os profissionais da educação já estão vacinados com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19. De acordo com a secretária municipal de educação, Rejane Veloso, a segurança de profissionais e de alunos estará garantida com as medidas adotadas. “Neste momento, o retorno às aulas é opcional, mas os pais que optarem por enviar os seus filhos podem ter certeza que os protocolos de segurança serão seguidos. A prefeitura se preparou e adotou todas as medidas exigidas para garantir este retorno”, explica. (GA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: