Marketing: a ciência por trás do LinkedIn - Rede Gazeta de Comunicação

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Marketing: a ciência por trás do LinkedIn

EDERSON DÉ MANOEL

Growth Hacker especialista em LinkedIn e Lead Generation. Pós-graduado em Marketing pela ESPM

Poucas pessoas entenderam a importância do LinkedIn e como ele de fato funciona.

Talvez estejam perdendo a chance do momento em gerar centenas de oportunidades de negócios ou até mesmo de crescimento profissional. O momento é agora!

Atualmente, o LinkedIn se tornou a maior rede social para negócios do mundo. Já são mais de 700 milhões de usuários, sendo 44 milhões somente no Brasil. Durante a pandemia, foi a rede social que mais cresceu, com aproximadamente 2 milhões de publicações diárias.

Em um único dia, 3 milhões de conteúdos são compartilhados, o que significa que existem mais pessoas distribuindo do que produzindo conteúdo. Além disso, 80% dos usuários do LinkedIn são tomadores de decisão, consequentemente são aqueles que ocupam cargos de liderança dentro de suas empresas, como coordenador, gerente, diretor, presidente e CEO.

É importante ressaltar que 93% dos profissionais de marketing preferem a plataforma para gerar negócios. Existe uma ciência por trás do LinkedIn, como cientista de marketing, pude fazer experimentos e desenhar novas estratégias. Comprometido em descobrir ferramentas que aprimorem o desempenho de clientes, de como fazer mais rápido, mais barato e com mais eficiência, entregando o melhor resultado.

Nesse contexto, ter conhecimento sobre a mecânica de funcionamento da plataforma é o caminho para conexões de sucesso. Esse foi meu objeto de estudos durante anos, com a finalidade de descobrir o que funciona efetivamente, não considerando somente a quantidade de conexões do usuário na rede. E como qualquer ciência que se baseia na pesquisa, é preciso se questionar:

Quais são as melhores ferramentas?

Quais são os melhores horários?

Qual o melhor tipo de publicação?

Como abordar uma pessoa?

Como fazer um Pitch Comercial dentro do LinkedIn?

Partindo desses questionamentos, quais são os aprendizados que se solidificam?

Seguindo essa lógica, a resposta se deu através de um trabalho vertical no LinkedIn que parte de três pilares. São eles, construção de autoridade, prospecção e venda. Através dessa perspectiva de discurso, podemos refletir:

1) O que é importante para a construção de autoridade?

2) Qual conteúdo funciona melhor?

3) Só texto? Se sim, que tipo de texto (texto com emoji, texto com vídeo, texto com imagem)?

4) Só imagem? Imagem com texto na própria imagem?

5) Somente vídeo? Vídeo longo, vídeo curto, stories?

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