O caminho das pedras da transformação digital (Parte 1) - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

O caminho das pedras da transformação digital (Parte 1)

ALEXANDRE VELILLA

Empresário, CEO do CEL.LEP

Hoje gostaria de conversar sobre uma pauta que assumiu um protagonismo central em minha história: inovação e transformação digital.

A verdade é que a tecnologia sempre esteve entre meus principais interesses de pesquisa e, ao longo dos últimos anos, tive o privilégio de poder contribuir, de modo direto, para a difusão de uma cultura mais disruptiva e aberta para o novo em meu círculo de atuação, seja com minhas participações como jurado titular do Batalha de Startups e como apresentador do Café com CEO, ambos da Record News TV; através de investimentos e mentorias no ecossistema brasileiro de negócios digitais; ou até mesmo pela condução do processo interno de transformação digital do CEL.LEP.

Essas experiências, por sua vez, reforçaram a minha convicção de que é indispensável seguir algumas importantes etapas dentro de um movimento de digitalização. Uma pergunta que recebo com frequência envolve, aliás, qual o “passo a passo” para a estruturação de um planejamento de transformação digital. Já adianto que não existem fórmulas mágicas, mas, sim, determinados princípios que podem potencializar as chances de sucesso de uma jornada rumo à inovação.

A transformação digital é uma transformação cultural

É isso mesmo que você leu. Toda transformação digital é, antes de mais nada, uma transformação cultural. E isso quer dizer que, para termos êxito nesta profunda caminhada de mudança, temos de ter completa convicção no processo e difundir essa confiança entre os gestores do negócio, responsáveis por integrar toda a organização, em ações que devem ser executadas com sinergia e plena abertura para as novas tecnologias que passarão a fazer parte da realidade da companhia – seja por meio da implementação de soluções, do desenvolvimento de núcleos internos de inovação ou mesmo por meio de parcerias de inovação aberta com startups e outras empresas.

Esteja pronto para errar

Em seguida, entra a etapa de planejamento e priorização, que envolve, por sua vez, a definição de quais áreas e tecnologias serão priorizadas no processo de implementação da transformação digital. Esta etapa inicial é importante para direcionarmos investimentos, contratações, treinamentos e eventuais mudanças de estrutura nos times que permitam uma maior fluidez de toda a jornada de transformação digital.

%d blogueiros gostam disto: