Lions pede descentralização do soro contra picadas de escorpiões - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Lions pede descentralização do soro contra picadas de escorpiões

GIRLENO ALENCAR

O Lions Clube Montes Claros Sertanejo solicitou na manhã de ontem (21) à Superintendência Regional de Saude que sejam criados núcleos descentralizados de fornecimento do soro contra picas de escorpiões. O presidente Jefferson Tolentino Trindade e o diretor Felinto José Vieira se reuniram com a superintendente regional, Dheyme Pereira Marques quando mostraram que seria prudente criar um núcleo em cada uma das 11 microrregionais de saúde do Norte de Minas. A superintendente informou que foram criados 18 pontos de atendimento para escorpiões e 10 para picadas de cobras.

No ofício, os diretores do Lions salientam que o Norte de Minas apresentou nos cinco primeiros meses desse ano, 2.151 acidentes e seis óbitos de pessoas que foram picadas por escorpião. No decorrer de todo o ano passado foram registrados 6.670 acidentes e 11 óbitos, o que dá uma média de 18 pessoas picadas por dia. No domingo passado, uma criança de três anos foi picada na zona rural de Monte Azul. Foi levada ao hospital, que na hora estava sem o medicamento. Foram buscar os produtos nos hospitais de Espinosa e Mato Verde, cada um a 41 quilômetros de distância. O SAMU começou a deslocar com a criança para Montes Claros, pois o Hospital Universitário Clemente de Farias é referencia para todo Norte de Minas, no entanto, a criança não resistiu e morreu.

Os “acidentes com os animais peçonhentos são mais comuns nos meses de verão devido ao calor, umidade e período de reprodução. Mas, nos demais períodos do ano os acidentes também ocorrem e, por isso, manter a higiene e limpeza dos ambientes também é fundamental, uma vez que lixo e entulho podem servir de abrigo para muitos destes animais. Além disso, funcionam como chamariz para alimentação. Moradores de área rural e trabalhadores da agricultura não podem deixar de usar luvas e botas ao entrar em matas ou plantações”.

Dados contabilizados pelo Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), coordenado pelo Ministério da Saúde, aponta que dos 6.670 acidentes com animais peçonhentos registrados na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, 14 municípios concentraram a maioria dos casos: Montes Claros (2.636); Bocaiuva (464); Salinas (355); Porteirinha (352); Jaíba (283); Coração de Jesus (265); Francisco Sá (157); Espinosa (136); Mirabela (120); São João do Paraíso (97); Taiobeiras (94); Janaúba (93); Monte Azul (91) e Capitão Enéas (90).

O Lions Clube Montes Claros tomou a iniciativa de mudar essa situação e propõe a criação de Unidades Microrregionais de Referência a Picadas de Escorpiões em cada uma das 11 microrregiões de saúde que formam a região macro norte de saúde. É impensável que deixe para Montes Claros atender uma pessoa picada por escorpião na cidade de São João do Paraiso, a 240 quilômetros de Montes Claros, a viagem demoraria em média quatro horas e usando a BR-251, com fluxo muito grande de caminhões.

A proposta é credenciar os hospitais de Bocaiuva, Brasília de Minas, Coração de Jesus, Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora Salinas, São Francisco e Taiobeiras. A superintende informou que foram disponibilizadas soros em Bocaiuva (Hospital Municipal Doutor Gil Alves), Coração de Jesus (Hospital Municipal São Vicente de Paulo), Espinosa (Fundação Hospitalar do Município de Espinosa), Francisco Sá (Hospital Municipal de Francisco Sá), Grão Mogol (Fundação Santo Antonio), Jaíba (Hospital Municipal de Jaíba), Janaúba (Fundação Hospitalar de Janaúba), Mato Verde (Ambulatório Municipal de Mato Verde), Monte Azul (Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças), Montes Claros (Hospital Universitário Clemente de Faria), Montezuma (Centro de Saúde Santa Luzia), Ninheira (Centro de Saúde de Ninheira), Porteirinha (Hospital São Vicente de Paula), Rio Pardo de Minas (Hospital Tácito de Freitas Costa), Salinas (Hospital Municipal Dr. Oswaldo Prediliano Santanna), São João do Paraíso (Fundação de Saúde de São João do Paraíso), Taiobeiras (Hospital Santo Antônio).

%d blogueiros gostam disto: