Semana Paulo Freire tem início hoje em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação
Semana Paulo Freire tem início hoje em Montes Claros

Tem início hoje (15) e prossegue até quinta-feira, a Semana Paulo Freire, evento que marca o Centenário de um dos maiores educadores do país. O objetivo é celebrar o Centenário do Educador, considerado o Patrono da Educação Brasileira. A organização é dos programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) e Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimontes. De acordo com a professora e coordenadora da Associada do PPGDS/Unimontes, Mônica Maria Teixeira Amorim, com o tema “Paulo Freire e o esperançar de um mundo diferente”, o evento será gratuito, com transmissão ao vivo pelo Canal PPGDSTV, no Youtube.

A abertura oficial está prevista para o dia 15/6 com uma intervenção poética por Giselda Gil, às 16h. Na sequência, a transmissão segue com a Conferência “Paulo Freire: O homem e o educador”, tendo como facilitador Carlos Rodrigues Brandão. A programação segue com a mesa sob a temática “Práticas Libertadoras e educação popular”. Além dos canais oficiais da Unimontes, os interessados podem acompanhar mais informações e novidades da Semana Paulo Freire nas mídias dos dois programas: @ppgdsunimontes @ppgeunimontes @canaldoppgds. Importante ressaltar que a programação conta com o apoio da Rede Emancipa, Sinpro Minas, NEAB, SRE, Inserto, NUSI, DMTE e É do Campo.

O PPGDS é o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu da Unimontes. Foi criado em agosto de 2003 e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) em novembro do mesmo ano. Em março de 2004 teve início o ano letivo. O reconhecimento pela CAPES foi em março de 2006, quando ocorreram as defesas de dissertações. Em 2014, com recomendação e aprovação da  Capes foi implantado o curso de doutorado, após adequações necessárias, a estrutura curricular do programa passou a abranger uma área de concentração e duas linhas de pesquisa, que se encontram em vigor até o presente momento. Área de concentração: Desenvolvimento Social. Linhas de pesquisas: 1: “Movimentos Sociais, Identidades e Territorialidades”. Linha 2: “Relações Socioeconômicas e Estado”.

Entre 2006 e 2020, já foram defendidas 258 dissertações e 13 teses de Doutorado. Em 2019, 100% do total dos ingressantes cumpriram sua formação com defesa de dissertações e teses. Nossos processos seletivos apresentam alta relação entre o número de inscritos e o número de vagas para o mestrado e o doutorado. (GA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: