ECO-135 construirá duas alças do Anel de Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

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ECO-135 construirá duas alças do Anel de Montes Claros

GIRLENO ALENCAR                   

A empresa ECO-135, concessionária do trecho da BR-135, entre Montes Claros e Belo Horizonte, começará a construir duas alças do Anel Rodoviário de Montes Claros, sendo a alça Leste, da BR-135 na saída para Bocaiuva com a BR-251, na saída para Janaúba e Salinas; e depois da BR-251 até a BR-135, na saída para Januária. Desde o ano passado que a obra foi anunciada pelo governador Romeu Zema na negociação com a concessionária. No dia 22 de abril o governador esteve em Bocaiuva para dar a ordem de serviço de duplicação da BR-135, mas não anunciou esse novo empreendimento.

Faz mais de dois meses que a Prefeitura de Montes Claros e a concessionária têm conversado sobre as obras dessas duas alças. O Exército Brasileiro autorizou que o novo traçado do Anel Rodoviário passe dentro da área do 55º Batalhão, sediado em Montes Claros. Na quinta-feira passada o prefeito Humberto Souto se reuniu de forma remota com o secretário estadual de Infraestrutura, Fernando Marcato, quando definiram os detalhes. De acordo com o prefeito da cidade, Humberto Souto (Cidadania), as obras serão bancadas pela concessionária da BR-135. Os custos ainda não foram levantados, mas, os serviços dos dois trechos (Anel Rodoviário Norte e Anel Rodoviário Leste) estão estimados em pelo menos R$ 130 milhões.

O governador Romeu Zema deverá estar em Montes Claros, no aniversário da cidade, em 3 de julho, para dar a ordem de serviço dessa obra e, ainda, dar posse a nova diretoria da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, o vice-prefeito de Montes Claros, o engenheiro Guilherme Guimarães, um dos responsáveis pelo encaminhamento da proposta das obras ao Executivo estadual.

Conforme Guimarães, o Governo de Minas vai assinar um aditivo no contrato com a ECO-135, prevendo os serviços no entorno rodoviário de Montes Claros. Pelo acordo, além de bancar, a concessionária vai fazer a contratação direta dos serviços. Ainda segundo o vice-prefeito, as conversas entre o município e o governo do estado foram iniciadas há seis meses – na gestão municipal anterior, quando Guimarães era secretário municipal de Infraestrutura. Montes Claros é o segundo entroncamento rodoviário do país. Pela cidade, passam diariamente milhares de veículos de cargas que viajam do Centro/Sul para o Nordeste/Norte do Brasil, percorrendo a BR-135, a BR-365 (ligação entre o Norte de Minas e o Triângulo Mineiro) e a BR-251 (que liga Montes Claros à BR-116/Rio-Bahia).

“A grande vantagem será a segurança para as pessoas desses bairros residenciais, principalmente porque naquela região da cidade existem equipamentos de saúde e educação dois lados do Anel Rodoviário, obrigando as pessoas atravessarem a pista movimentada”, afirma o prefeito Humberto Souto. O vice-prefeito Guilherme Guimarães explica que o projeto prevê também a construção de um grande viaduto na rotatória da chegada da BR a Montes Claros. O viaduto terá várias alças laterais, garantindo maior fluidez no trânsito. Também está previsto um elevado sobre a linha férrea, próximo ao 55º Batalhão de Infantaria do Exército.

Licenciamento – Guilherme Guimarães destaca que como “inovação no processo, para agilizar a obra”, a Prefeitura de Montes Claros assinará um convênio com o Governo de Minas Gerais para assumir a análise do licenciamento ambiental dos serviços do entorno rodoviário da cidade.

“A Secretaria de Meio Ambiente do Município fará a análise do licenciamento dentro dos critérios estabelecidos pela legislação em vigor, tanto estadual como a municipal”, assegura o vice-prefeito.

Obras no Anel Rodoviário – Estão em andamento serviços de pavimentação das vias laterais do Anel Rodoviário Sul de Montes Claros, que liga a BR-365 à BR-135, ao longo de 4,6 quilômetros, passando pelos bairros Mangues, Residencial Sul, Park Sul, Alterosa, Santa Rafaela e Santo Amaro. As obras, no valor de R$ 16,2 milhões, foram realizadas pelo governo estadual, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). (com Luiz Ribeiro/Estado De Minas)