Polícia Militar e Alto Belo criam rede de vizinhos protegidos para segurança - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Polícia Militar e Alto Belo criam rede de vizinhos protegidos para segurança

GIRLENO ALENCAR

Os moradores do Distrito de Alto Belo, na zona rural de Bocaiuva – através de uma parceria com a Polícia Militar – criaram a ‘Rede de Vizinhos Protegidos’, sábado (29), durante roda de conversa realizada na sede da creche, com a presença do capitão Michael Stephan, comandante da 210ª Companhia Policial Militar de Bocaiuva. A região se destaca no cenário nacional pela Folia de São José de Alto Belo, um dos maiores eventos de preservação da cultura brasileira. A iniciativa da roda de conversa com a PM foi da psicóloga Claudia Gislene Rocha Fonseca, que convidou o capitão para discutir com a comunidade a criação da Polícia Comunitária, depois que o Destacamento Militar de Alto Belo foi fechado. Os moradores querem a reativação da unidade.

A justificativa principal, até o momento, para o fechamento da fração militar, que ocorrera no passado, foi a redução de Policiais Militares nos últimos anos em Minas Gerais. Ainda assim verifica-se um baixo número de casos de ocorrências policiais registradas naquela comunidade. Por isso, o Destacamento de Guaraciama, que fica a 12 quilômetros de distância, passou a fazer ronda policial diariamente em Alto Belo. A criação da rede de proteção é uma forma de aproximar polícia e comunidade. E, além disso, a comunicação direta através de aplicativo de smartphone permite que em qualquer caso de violência, os moradores acionem a Polícia Militar pelo whatsapp. O comandante da Polícia Militar em Bocaiuva se comprometeu a apresentar o diagnóstico atual da situação de segurança da localidade na próxima reunião. Em uma nova roda de conversa, a psicóloga Claudia Gislene envolverá maior quantidade de pessoas, como o cantor Teo Azevedo e o empresário Helvécio para a criação do Conselho de Segurança Pública de Alto Belo, que encampará a luta pela reabertura da unidade da Polícia Militar.

A comunidade de Alto Belo ainda comemorou a liberação de emenda de R$ 280 mil feito pelo deputado Marcelo Freitas para a construção da ponte de alvenaria sobre o rio Verde Grande, em Alto Belo. A ponte de madeira cedeu durante as chuvas. O pedido da ponte foi da líder comunitária Sebastiana de Fátima, durante reunião com o deputado Marcelo Freitas e depois reforçada pelo atual prefeito Roberto Jairo Torres e pelo ex-prefeito Ricardo Veloso e o vereador Toni Veloso. A emenda foi direcionada à Prefeitura, que tem de fazer a licitação para contratar a empresa que fará a obra. Sebastiana explica que essa ponte de alvenaria era um sonho de 30 anos e acabará com os problemas que sempre surgiam na época das chuvas. Garante que Alto Belo saberá retribuir ao deputado Marcelo Freitas por essa obra.