Seminário de iniciação científica bate recorde de trabalhos - Rede Gazeta de Comunicação

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Seminário de iniciação científica bate recorde de trabalhos

O Seminário de Iniciação Científica do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais bateu recorde de participação de trabalhos inscritos, pois foram selecionados 413 resumos, entre os 541 submetidos, nas áreas de Ciências Agrárias (Produção Vegetal); Ciências Agrárias (Produção Animal); Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Educação e Ensino; Engenharias; Informática; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar. A apresentação teve início na quarta-feira (12), as sessões de apresentações orais de trabalhos selecionados para o IX Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG. As apresentações foram transmitidas ao vivo. 

Serão 96 apresentações orais. São trabalhos como “O potencial do turismo literário no Vale do Urucuia: Viagem ao Sertão Rosiano”, da aluna Beatriz de Melo Alves, do Campus Arinos; “O papel da ética nas redes sociais e sua implicação no contexto da privacidade”, de Renivaldo Rodrigues dos Santos, do Campus Avançado Porteirinha; e “Marketing digital: um estudo de caso em uma microempresa do setor varejista de Almenara-MG”, de Claudenilson Ribeiro da Cruz, do Campus Almenara.

Para publicação nos anais do SIC, foram selecionados 413 resumos, entre os 541 submetidos, nas áreas de Ciências Agrárias (Produção Vegetal); Ciências Agrárias (Produção Animal); Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Educação e Ensino; Engenharias; Informática; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar.

Os trabalhos apresentados durante o SIC, seja oralmente ou pela publicação nos anais, trazem a essência do evento de iniciação científica. Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Edinei Canuto Paiva, “a iniciação científica é uma das melhores formas de se aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem do futuro profissional, colocando-o em contato direto com problemas desafiadores de sua área de estudo. E, por resultado, ainda traz soluções de problemas apresentados pela comunidade, empresas e setor produtivo”.

É bem isso que a estudante Jakeline Monteles da Silva, aluna do IFNMG-Campus Teófilo Otoni, busca enquanto bolsista de dois projetos. “O meu objetivo é adquirir conhecimento para poder resolve problemas ou criar um produto inovador que possa satisfazer a necessidade do mercado”, afirma Jakeline. No IX SIC, ela participa com o resumo “Robô seguidor de linha autônomo com detecção de obstáculo”, aprovado para os anais do evento, e com a oferta do minicurso “Introdução ao Arduino com Tinkercard”. (GA)