Carlos Pimenta sugere que Estado ajude UFMG a produzir vacina - Rede Gazeta de Comunicação
Carlos Pimenta sugere que Estado ajude UFMG a produzir vacina

O deputado Carlos Pimenta propôs ontem, que se estude a possibilidade do Poder Público mineiro a ajudar a Universidade Federal de Minas Gerais a produzir a sua vacina contra a Covid-19, que está em fase de estudos. O parlamentar afirma que pode se discutir por qual motivo ter uma vacina mineira, tendo em vista que existem mais de 100 e bastaria Minas Gerais comprar as que existem. Observou que sempre defendeu Minas Gerais estar na vanguarda e o Estado já tem a Fundação Ezequiel Dias (Funed), que é uma empresa de excelência e respeitada até no mundo internacional e por isso, apoia a iniciativa da vacina que a UFMG está produzindo.

Ele lembra que Minas Gerais terá uma sobra de arrecadação, onde a Assembleia Legislativa tem direito a indicar onde serão aplicados parte dos recursos, através de emendas destinadas as ações de Covid-19 A sua proposta é que ALMG repasse parte da verba para financiar a produção da vacina da UFMG contra a Covid-19. Carlos Pimenta observa que essa vacina não será possível este ano, mas será de fundamental importância nos anos seguintes, quando a população precisará continuar sendo imunizada contra essa doença.

A Assembleia Legislativa e a UFMG já são parceiras. No ano passado, o Parlamento se juntou àquela que é considerada a melhor universidade do Brasil para trabalharem juntos em prol dos mais necessitados, os mais atingidos pela pandemia de Covid-19. Por meio de um convênio entre as duas instituições, a ALMG acertou o repasse de R$ 1,5 milhão a três projetos da UFMG: um de telemedicina e outros dois para o desenvolvimento de um ventilador hospitalar mecânico e a produção e distribuição de máscaras faciais de acrílico. Outras iniciativas conjuntas realizadas recentemente foram a campanha de financiamento coletivo para socorro financeiro de hospitais vinculados à UFMG e a cooperação técnica no monitoramento, na prevenção e no enfrentamento da pandemia. (GA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: