EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

EM DIA COM A NOTÍCIA

A disputa pela vaga do TCU

O Senado deve decidir, antes do recesso parlamentar, o nome de quem vai ocupar a vaga do ministro Raimundo Carreiro, no Tribunal de Contas da União. Carrero foi indicado para ocupar a embaixada do Brasil em Portugal. Há uma torcida grande pelo nome do senador mineiro Antônio Anastásia a começar pelo presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco. Estão na disputa pelo cargo a senadora Kátia Abreu (PP-TO) e o líder do governo Fernando Bezerra (MDB-PE). A indicação para a vaga é do Senado. 

Exames revelam que a africana internada em BH contraiu linhagem do coronavírus classificada como não preocupante pela OMS

As análises laboratoriais foram realizadas pela Funed (Fundação Ezequiel Dias), que pertence ao estado. De acordo com a equipe, os resultados mostram que a mulher, de 33 anos, pode ter sido infectada por uma variante que não é classificada como de preocupação ou de interesse por parte da OMS (Organização Mundial de Saúde). “O exame da amostra em questão se mostrou mais próximo geneticamente à linhagem B.1.640, já identificada anteriormente na França, República do Congo, Gana, Itália, Inglaterra, Espanha e Estados Unidos”, detalhou a SES-MG (Secretaria Estadual de Saúde).Em Minas, ainda não há nenhum caso de Covid-19 causado pela nova mutação, identificada inicialmente na África do Sul. Segundo a SES-MG, também não há registro de outras notificações suspeitas. Em todo o Brasil, foram confirmados, até o momento, cinco casos de Ômicron, sendo três em São Paulo e dois no Distrito Federal.

A tradicional Troca da Guarda Governamental do Palácio da liberdade

Liberdade voltou a ocorrer, em Belo Horizonte, no último domingo (5/12). O evento foi promovido pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). 

A troca foi acompanhada pelo comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, e pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo da Silva.

“Às portas de comemorarmos o centenário da Independência, é uma alegria imensa podermos retomar esse rito da troca da guarda, seguindo os protocolos sanitários necessários. O turismo cívico tem ganhado cada vez mais espaço, a exemplo de outros países. Em Minas, temos o entendimento da terra e da história, da tradição da liberdade com segurança. Sabemos que somos, pelo segundo ano consecutivo, o estado mais seguro para se fazer turismo no Brasil, e isso tem um valor imensurável para a expansão do nosso setor, sobretudo na internacionalização e na atração de turistas estrangeiros. Eventos como este nos lembram quem somos, nossas origens, e também para onde vamos”, ressaltou Leônidas Oliveira.

Supremo inaugura novas instalações do Museu da Corte

O Supremo Tribunal Federal (STF) inaugurou as novas instalações do Museu da Corte. Segundo o presidente do STF, ministro Luiz Fux, “o museu permite que a sociedade compreenda quem foi, quem é e quem será o guardião da Constituição brasileira”.  Ocupando uma área de quase mil metros quadrados, no subsolo do edifício-sede do STF, o acervo reúne, entre outros itens, processos importantes como Habeas Corpus impetrados por Ruy Barbosa, e a primeira Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 1), além de atas históricas, a exemplo da ata de instalação do Supremo, em 1891.

Negociação das emendas parlamentares

Uma declaração do novo líder do Novo na Câmara Federal, Paulo Ganime, repercutiu nas redes sociais e trouxe preocupação para os parlamentares. Ele disse ter ouvido “relatos de prefeitos e outros agentes políticos, ex-prefeitos, e inclusive de parlamentares, que, quando o prefeito solicita a demanda de emenda para o seu município, de forma até legítima, já há uma contrapartida demandada por esses parlamentares”. Segundo Ganime, “às vezes é retorno financeiro, ou seja, aquele famoso 10%, 15% da emenda. Às vezes, é a escolha de secretariado ou até mesmo [indicação para] empresas públicas municipais. Ou [o parlamentar exige] que seja escolhida, no edital de quem vai executar o serviço ou a obra, a empresa que seja indicada pelo parlamentar”.