1ª Expo BH e a mostra histórica com peças de MG desde o Brasil Colônia - Rede Gazeta de Comunicação
1ª Expo BH e a mostra histórica com peças de MG desde o Brasil Colônia

De 18 a 20 de abril colecionadores de várias regiões do Brasil participam do evento, que terá duas exposições: de acervos filatélicos raros e curiosos e de moedas, cédulas, medalhas e outros itens autênticos do século XVIII ao XX

Mais de 40 mil itens vão circular durante o Encontro Mineiro de Filatelia e Numismática, que abrange selos, postais, cartas, cédulas, moedas e medalhas e muitos outras peças que formam esse universo de história, arte, cultura, política, fauna, geografia, flora e muito mais.

Organizado pela Associação Mineira de Filatelia e Numismática, a programação deste ano conta com duas exposições especiais: a 1ª Expo BH, competição filatélica com 25 coleções de várias regiões do Brasil e que foram selecionadas pela Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), e a mostra Minas Gerais na Numismática, que reúne itens autênticos relacionados ao Estado como cédulas, vales, apólices, moedas, medalhas e outros, compreendendo o século XVIII ao XX. “Este acervo de valor numismático histórico é uma homenagem a Minas Gerais e ao centenário da Sociedade Numismática Brasileira (SNB) e pertence ao comendador Gilberto Fernando Tenor, presidente da entidade”, informa Mariana Campos de Souza Justo, diretora comercial da SNB.

Segundo Costantino Papazoglu, o encontro, que acontece em Belo Horizonte, é importante para aproximar os aficionados por colecionismo e o público em geral, desde os pequenos até os mais velhos. “É inegável o caráter educador da Filatelia e da Numismática. Através das coleções é possível conhecer e aprender sobre vários assuntos que esses hobbies proporcionam”, ressalta o membro da comissão organizadora.

Há, ainda, a feira de comercialização – espaço tradicional em qualquer evento desses segmentos realizado no mundo – na qual participam representantes do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. “Durante três dias será possível comprar, vender, trocar e fazer avaliação de material filatélico e numismático”, informa Papazoglu.

Raridades, curiosidades e história

Nesta primeira edição da Expo BH, é possível encontrar curiosidades como o Penny Black, primeiro selo emitido no mundo pela Inglaterra, em 1840, e a famosa série brasileira Olho de Boi, a segunda emissão feita por um país, em 1843, e o primeiro na América Latina. Mas as atrações filatélicas não param por aí. Entre as 25 coleções expostas estão:

Cartas reais para Minas Gerais: correspondência durante os reinados de Dom João V e Dom José I, de 1718 a 1774. O teor era diversificado, como aguardente (Dom João V – 1718), escravos (Dom João V – 1725) e diamantes (Dom José I – 1752), e outros.

Censura Postal Brasileira (1917 a 1919): a censura civil e militar durante a Primeira Guerra Mundial durante esse período. Teve início em 6 de novembro de 1917 no Distrito Federal e nas capitais do Pará, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Cazuza: coleção de máximos postais (peças filatélicas formadas por três elementos: selo, cartão-postal e carimbo), uma homenagem ao cantor e compositor através da correlação de trechos de algumas letras de suas músicas solo mais tocadas entre 1985 a 2005.

Agências postais em Minas Gerais (1843 a 1844): cartas e carimbos do início da circulação da primeira emissão dos Correios do Brasil, em agosto de 1843 (a Província de Minas Gerais contava com 36 agências postais). O selo utilizado nessa época foi o brasileiro Olho de Boi.

Cataratas do Iguaçu

Brasil e Argentina: os atrativos do Parque Nacional do Iguaçu, com suas 275 quedas d´água, conhecidas como Cataratas do Iguaçu, e mais de duas mil espécies de plantas e mais de 400 espécies de aves, são apresentados nesta bela coleção filatélica.

Na mostra Minas Gerais na Numismática, raridades históricas revelam, do século XVIII ao XX, peças cunhadas, produzidas, carimbadas e emitidas em território mineiro desde o período colonial. Entre as preciosidades:

Moedas de 37 ½ Réis e 75 Réis: datadas de 1818, foram cunhadas em Vila Rica, atual Ouro Preto. Exemplares feitos somente em Minas Gerais porque as demais casas de cunhagem produziam moedas de 40 e 80 Réis.

Recibo da Casa de Administração Geral dos Diamantes: documento de 1773 emitido em Tijuco, hoje Diamantina, referente a dezesseis oitavas de ouro entregue ao estabelecimento.

Carimbo da Festa do Espírito Santo: cédula de 500 Réis com chancela do evento religioso em Sabará, 1900. Festeiro Bento Epaminondas.

Vale de adiantamento de salário: no valor de 2 mil Réis, vale de adiantamento de salário dos funcionários do governo, em razão da Revolução de 1930.

Medalha inaugural: peça de lançamento com imagem da nova capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1897.

Homenagem a Tiradentes: modelos de cédulas de 5 mil Cruzeiros emitidas em 1960, homenageando Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier), o mártir da Inconfidência Mineira.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: