100 ANOS DA TELEVISÃO - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

100 ANOS DA TELEVISÃO

Meio de comunicação segue com enorme relevância na sociedade

VINÍCIOS SANTOS

Apesar de a ONU ter declarado o dia 21 de novembro como o Dia Mundial da Televisão, no Brasil e data é celebrada anualmente em 11 de agosto. Há ainda uma terceira data, definida em 2001, pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que ressalta o dia 18 de setembro por ter sido a data da primeira transmissão televisiva no país. Mas, o que de fato é indiscutível é que a televisão é o principal meio de comunicação criado no século XX. Tal afirmação é decorrente da amplitude de seu consumo pelas sociedades, possível à totalidade das classes sociais no mundo, e por ser um eficiente meio de divulgação de informações.

Hoje popularizada e presente em quase todas as casas, a TV era em sua origem um artigo de luxo, destinado às classes mais abastadas.

SURGIMENTO | A criação da televisão remete às pesquisas realizadas por John L. Baird, que, em 1920, uniu componentes eletrônicos que haviam acabado de ser produzidos em várias partes do mundo e montou o primeiro protótipo de televisão. Uma reprodução satisfatória de imagens aconteceu apenas cinco anos depois.

Também neste período, em 1923, o russo Wladimir Zworykin criou e patenteou o ionoscópio, o que lhe rendeu, anos mais tarde, um contrato com a RCA. A partir do ionoscópio ele pôde desenvolver os primeiros tubos de televisão, chamados Orticon, produzido em escala industrial a partir de 1945.

Mesmo ainda não havendo produção em escala industrial de televisores, as transmissões abertas passam a ocorrer a partir da década de 1930, primeiramente na Alemanha, em 1935, e depois na Inglaterra, EUA e União Soviética. 

Televisão no Brasil

No Brasil, em 1950, houve acesso a um sinal aberto de TV após a inauguração da TV Tupi, pelo jornalista Assis Chateaubriand. A primeira transmissão aconteceu no saguão do “Diários Associados”, de propriedade de Chateaubriand. Foi necessário ainda que o jornalista importasse cerca de duzentos aparelhos de TV para que os programas da emissora fossem assistidos, já que não havia ainda o consumo em larga escala de televisores. Posteriormente, novas emissoras foram surgindo.

Àquela época, as transmissões eram somente em preto e branco, sem cores, situação que foi alterada em 1954 no EUA, quando a rede NBC conseguiu realizar as primeiras transmissões públicas em cores, ao utilizar um sistema compatível com os antigos aparelhos preto e branco.

Hoje a variedade de aparelhos, emissoras e qualidade de sinal foram aperfeiçoadas com os estudos científicos, proporcionado sinais de alta qualidade e de nitidez de imagens, que percorrem o mundo através de uma vasta rede de satélites posicionados em volta da Terra.

TV Gazeta Norte Mineira

No início do ano de 2019, a antiga TV Geraes de Montes Claros passou a ser comandada pelo Grupo Gazeta de Comunicação, surgindo assim, a TV Gazeta Norte Mineira – dirigida pelo empresário Paulo Pereira. A TV se reformulou e passou a ter uma transmissão totalmente digital Full HD, não só pelo canal 2.1, bem como pelo site www.gazetanm.com.br, através do qual é possível acompanhar a programação em tempo real, de qualquer lugar do mundo.

Comunicador há mais de uma década, e atualmente na TV Gazeta Norte Mineira, Filipe Gusmão se emociona ao falar sobre sua relação com a televisão. Para o apresentador: “a sua relação com a televisão é algo que não se explica, tal qual uma paixão, e desde sua infância ele já sonhava em ser como os ‘homens de terno’ que assistia nas telinhas”.

Já para a sua colega, Jhullie Rodrigues, “a televisão representa uma ponte entre a informação de credibilidade e o telespectador, além de levar entretenimento às casas de todas as pessoas”.

Para o diretor da emissora, Paulo Pereira, “a TV tem grande alcance e importância social e o maior compromisso da TV Gazeta Norte Mineira é entregar conteúdos com qualidade e que valorizem a pátria, a família, e a população de Montes Claros e de todo o Norte de Minas”, finaliza.

%d blogueiros gostam disto: